domingo, 28 de junho de 2015

Resenha: Por lugares incríveis - Jennifer Niven


Editora: Seguinte
Ano: 2015
ISBN: 9788565765572
Páginas: 336
Nota: 4/5
Tantos lugares incríveis aí, bem perto de você...

Violet Markey tornou-se outra pessoa após perder a irmã. Ela estava no lugar errado. Na hora errada. E se culpa toda vez ao lembrar disso. Ainda faz parte do mesmo grupo, os típicos populares, porém, seu olhar já não é o mesmo, algo apagou o brilho de seus olhos. Theodore Finch é mais chamado de aberração, é o cara esquisito do colégio. Possui poucos amigos, costuma se meter em briga, vive apanhando, mas também sabe revidar. Muda de personalidade conforme o destino manda. Procura qual é a melhor maneira de ir embora. Pra sempre.

"Fecho os olhos e sinto tudo girar. Talvez dessa vez eu vá em frente, deixe o ar me levar pra longe. Será como flutuar em uma piscina, adormecendo até que não exista nada."

Finch sempre vai para a torre do sino, mas nunca pulou. Seria feio demais, escandaloso demais. Então simplesmente sobe no parapeito, esperando que o vento o derrube por acidente e gritando tudo o que quer gritar. Como a liberdade antes da possível escuridão. Mas, nesse dia, ele não está sozinho. Violet Markey está do outro lado da torre, pensando se deve pular. E assim, duas vidas se encontram. Duas vidas são salvas. Duas vidas serão mudadas. Para melhor? Para pior? Tudo é relativo.

"Não são muitas as pessoas que diriam isso e mim, mas um ponto positivo da vida é que podemos ser alguém diferente pra cada pessoa."

Os dois acabam tendo que fazer um trabalho juntos, conhecer lugares incríveis, lugares inusitados de Indiana. O que, a principio, eram pra ser dois lugares, torna-se uma longa jornada.
Começarei fazendo uma confissão: eu não chorei durante a leitura. Toda santa pessoa que diz ter lido esse livro vem com a mesma sentença "chorei horrores" mas eu simplesmente não chorei. Só que fiquei com aquele maldito nó na garganta. Realmente não sei o motivo, mas mesmo não tendo chorado, posso dizer que esse livro mexeu muito comigo e me fez refletir demais sobre tudo, mas principalmente sobre suicídio, o principal foco do livro, além, claro, do romance.


Finch é meu personagem preferido. Além de ter me identificado bastante, amo o modo como ele simplesmente não se importa - apesar de se importar - e mudar de personalidade a cada dia. Digo, um dia é o Finch desleixado, em outro, o Finch fodão, mas no fim das contas quem está ali é apenas o Finch, no mais único sentido da palavra.
Violet também me tocou, mexeu comigo, não me identifiquei tanto quanto Finch, mas consegui sentir na própria pele o que ela estava sentindo. Torcia pra que ela se recuperasse.

"Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça. As pessoas gostam da Violet que sorri."

Acontece que no fim fui surpreendida. Surpreendida e apegada, tanto que reli todas as últimas páginas de novo, não queria que acabasse e... quando você ler, saberá. Só sei que foi um dos livros em que mais me apeguei nos personagens. Pelo que eu sei, ele será adaptado para os cinemas, nem preciso dizer o quão ansiosa estou, né?!
Achei incrível essa ideia de visitar os lugares incríveis. Pode ter um aí pertinho de você, de mim, e a gente nem sabe. As vezes esse lugar é o nosso próprio quarto. Ou um jardim. Até mesmo uma cidade murada.

"É como se meus pensamentos acelerassem tanto que eu não conseguisse acompanhar meu próprio cérebro. Palavras. Cores. Sons. Às vezes tudo vira pano de fundo e o que sobra é o som."

Mas o que mais mexeu comigo - além do final e da história toda, na verdade - é o modo como a autora tratou o suicídio. Queria fechar o livro, viajar até ela e agradecer muito. Acho que ainda mais que sexo, esse é um dos maiores tabus da sociedade. Já ouvi muitos comentários dizendo que "Isso é egoísmo", entrei muitas outras coisas ridículas. A autora deu um belo tapa na cara das pessoas que julgam sem nem mesmo saber do que estão falando. Ainda farei um post sobre esse tabu.
No fim das contas, o meu lugar incrível foi o próprio livro, e posso dizer que amei visita-lo. Quero reler quando tiver tempo!

8 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu vejo que todo mundo que le fica com vontade de visitar algum lugar. Que bom que gostou tanto, eu também quero ver o filme, mas para isso preciso ler primeiro. Eu estou com vontade de visitar um monte de lugares só pela resenhas.
    As vezes eu faço isso, fico relendo as partes que mais gostei.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei sua resenha, se eu ja tinha vontade de ler antes, agr me apaixonei.
    As fotos também ficaram lindas, de verdade!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee eu já tinha escutado falar desse livro e fiquei bem mais curiosa com sua resenha, me deu vontade de ler!!! e uma observação, adoro o perfume Pink

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    A muito tempo quero ler esse livro e até agora não consegui!
    Muita gente me recomenda ele e a cada resenha que leio fico mais interessada.
    Acho a premissa bem interessante principalmente por ser uma tema bem sério.
    Espero adquirir em breve para poder realizar essa leitura.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Por Lugares incríveis é literalmente incrível. Estava louca para ler, comprei, li, reli e ainda tenho vontade de ler novamente, porque Finch e Violet são meu otp forever. É muito bom ler um livro no qual fala sobre você, no caso, eu sou o Finch. Tenho os mesmos problemas que ele, então me vi na história e chorei desesperadamente por ter sido entendida não só pela autora, mas pelos personagens também. Acho que a morte do Finch chega a ser poética. Eu mandei um e-mail para a Jenniver, contando a minha história, e ela respondeu <3 Além de nos ter presenteado com essa história maravilhosa, ela ainda tem muito carinho com os fãs. Indico esse livro para todos. Ótima resenha! Beijos.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando a gente se apega aos personagens é tão bom! =) E quando o final surpreende melhor ainda. Esse é um livro que quero muito ler e achei muito legal quando você disse que o seu lugar incrível foi o próprio livro. Espero que a adaptação não demore!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Amiga até hoje estou com um pouco de receio de ler esse livro, mas muita gente tem falado que ele nos passa uma lição muito preciosa e eu estou querendo conhecer. Mas eu acho que não estou no meu momento para ler esse livro ainda. Espero ler assim que tiver chance, porque pela maneira como você abordou sua resenha e ainda falou sobre ele, me parece ser uma história muito envolvente e tocante. Espero gostar tanto como você, porque ainda não li nada de livros assim que tratam de temas delicados sabe? Mas enfim...Sempre tem a primeira vez =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-que-o-amor-esconde.html

    ResponderExcluir
  8. Oie Beatriz!
    Gosto de realizar leituras de livros que trabalham assuntos mais delicados como vícios, suícidio, doenças, preconceito e por ai vai. Desde que vi o lançamento desse livro e soube sobre o que ele iria falar fiquei com vontade de ler e ler a rua resenha agora só me deixou com ainda mais vontade de conhecer essa história que com certeza deve ser maravilhosa.
    Acho muito corajosas as autoras que decidem trabalhar assuntos como o de Por Lugares Incríveis, é necessário uma delicadeza e tato enorme para se falar sobre isso.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir