sexta-feira, 26 de junho de 2015

A lista - Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN: 9788581636832
Páginas: 384
Nota: 4/5

Cem nomes. Cento e um motivos. Todo mundo tem uma história pra contar. 

Quando as pessoas me perguntam sobre A lista, digo que este não é um livro que possui uma história. Sim, há um enredo principal, mas ele é apenas um plano de fundo que possibilita várias histórias, a principio paralelas, que acabam se encontrando. O livro tem como base a vida de Kitty Logan, uma jornalista que fez algumas coisas erradas na vida, mas uma em especial que colocou em risco toda a sua carreira. Sua carreira no Thirty minutes já era e a revista Etcetera decidiu afastá-la do trabalho. Enquanto isso, sua editora-chefe e conselheira, está a beira da morte. O início do livro trata-se da luta inteira de Kitty para chegar ao hospital e ver Constance, ela não sabe lidar com isso, com o hospital, com a doença, não sabe o que dizer. Mas então está lá e as coisas basicamente terminam com uma lista de cem nomes deixada por Constante. Logan não faz a mínima ideia do que aquilo significa, mas vai fazer de tudo pra entender e transformar A lista na melhor matéria que escreveu na vida, dedicando-se não só a Constance, mas a todas as pessoas incríveis que encontrou pelo caminho.

"Ela desligou, animada com mais esse item intrigante adicionado à sua lista crescente de personagens peculiares."

Por meio de uma escrita divertida e aparentemente simples, a autora traz várias reflexões, analogias e outras coisas que fazem nos identificarmos com a protagonista. É engaçado ver todas as coisas pelas quais Kitty passa, é um desastre após o outro, o melhor remédio é rir. Mas no fundo esse lado do humor é uma grande ponte para o pensamento sobre o mundo, sobre as coisas. Sabe, quem nunca teve um dia ruim? Colocou o pé pra fora de casa e as coisas começaram a dar errado sucessivamente? Quem nunca se sentiu traído? Quem nunca teve medo de entrar em algum lugar e receber determinadas notícias?!


Assim como Kitty uniu a história de tantas pessoas, a própria protagonista parece ser várias em uma só. É bem difícil não se identificar pelo menos um pouco.
As personagens secundárias - se é que podem ser chamadas assim - são muito interessantes. A forma como a história de cada uma foi contada e destrinchada aos poucos estava no ponto certo, a autora acertou em cheio! Claro que Kitty não consegue conhecer os cem nomes deixados, mas conhece alguns deles.

"Quando uma pessoa querida morre, sentimos algo diferente. A ausência dessa pessoa doí a cada segundo do dia."

Ambrose, a borboleta exótica de seu museu de borboletas. Mary-rose, que vive recebendo pedidos de casamentos - falsos, sim, é tudo um teatro, entre muitos outros que nem vou citar para não estragar. Além disso, claro, há um pouco de romance e eu sinceramente estava sentindo falta de algo assim. Sem mel. Sem apelação. Somente sentimento. Gostei muito da maneira como a parte romântica do livro foi desenvolvida.

" - Não sei. Não quero me precipitar, mas acho que há uma possibilidade de que, no final das contas, você não seja gay mesmo.
Uma batatinha foi arremessada na cabeça dela."

A leitura demorou um pouco por conta das provas, mas assim que peguei pra terminar fluiu rapidinho. A lista é uma leitura gostosa e de essência muito bonita, fugiu completamente do gênero YA - com o qual estou acostumada - e me surpreendeu. Leiam, provem essa história e aprendam que, no fundo, por mais desinteressante que alguém possa parecer, todo mundo tem uma grande história pra contar.

"As pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes."

6 comentários

  1. Eu sou suspeita para falar da Cecelia porque ela é uma das minhas autoras preferidas.
    O livro A LISTA já foi resenhado por uma das minhas colaboradoras em meu blog, mas eu ainda não li e estou bastante curiosa para conhecer a história, porque fiquei bastante entusiasmada com sua resenha. Espero gostar bastante e que a história seja bastante envolvente como os outros que já li dela. Porque a escrita dela me cativou muito. Vamos ver os outros né? hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das obras da Cecelia! Eu ainda não li esse livro, mas já está em uma listinha minha de desejos haha. Como a Silvana disse, espero que essa história seja tão envolvendo quanto as outras dela e espero que eu goste haha. Beijos.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me surpreendeu muito! Já tinha lido outro da autora e, embora eu tivesse gostado, ele não conseguiu me conquistar como esse me conquistou. Adorei acompanhar os dilemas da protagonista, e adorei mais ainda conhecer cada uma das pessoas da lista que ela encontrou. A mensagem que o livro passa é muito legal, e achei a história bem gostosa de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro! <3 Primeiro que leio da Cecelia e já estou muito curiosa para ler outros livros dela, achei a escrita dela muito envolvente e me identifiquei em muitos momentos com a Kitty.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, esse livro está sendo muito elogiado pela blogosfera e me deixou bem curiosa para saber no que vai dar essa lista e o porque de cada nome contido nela. Livros que nos faz refletir, que nos passam alguma coisa é sempre bom, foge daquele esteriótipo de se ler um livro só por diversão né?

    Não estou alucinada pela leitura do mesmo,mas curiosa e isso já me basta, assim que puder o lerei com certeza.

    Gostei muito da forma como escreveu a sua resenha, citando pontos e pensamentos, e não somente a história em si.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tris! Tudo bom?
    Simplesmente adorei a sua resenha! Você descreveu a escrita da autora como "aparentemente simples". Acho a sua aparentemente simples, e ela sempre me cativa por inteiro.
    É ótimo saber que a parte romantica não tem todo aquele mel ahuehauehaue
    Vou ler logo o livro e espero gostar tanto quanto tu. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir