segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha: O desafio de ferro (Magisterium) - Holly Black & Cassandra Clare

Editora: #Irado (Novo Conceito)
Ano: 2014
ISBN: 9788581635576
Páginas: 384

 O fogo quer queimar. A água quer fluir. O ar quer se erguer. A terra quer unir. 
O caos quer devorar.
Callum Hunt sempre foi excluído e diversos apelidos foram dados a ele por ter uma perna mecânica. Sua mãe morreu quando pequeno e o pai quase nunca fala sobre ela, nem sobre o Magisterium. Já que sua mãe morreu em uma Guerra contra o Inimigo - aquele que pode usar o poder do caor. O que é esse local? Uma escola de magia em que os convocados pelos magos que passarem no desafio de ferro passarão a ser aprendizes. Esse teste acontece aos doze anos, e, com essa idade, Call deve fazê-lo. Mas enquanto todos ficam entusiasmados, Callum sente o contrário. Seu pai sempre disse que ele morreria ao entrar lá, que o Magisterium é perigoso. Então, o objetivo de Call deveria ser muito simples: falhar no teste. O que acontece? Ele falha na tarefa de parar e de um jeito diferente vai parar na escola de magia, Magisterium. Além disso, no prólogo nos é contado algo que te faz ficar ainda mais ansioso pela leitura. O garoto faz duas grandes amizades: Aaron e Tamara.

"Vocês descobrirão o que o seu eu comum jamais teria o privilégio de ver. Vocês aprenderão coisas sensacionais e farão outras coisas ainda mais incríveis. Bem vindos ao Magisterium."

Agora você deve estar pensando "ah, deve ser igual Harry Potter, com magia e o trio de amigos", mas é aí que você se engana, pois a magia nesse livro é totalmente diferente, elas são movidas pelos elementos: ar, terra, água, fogo e o caos.
O Desafio de ferro me ganhou logo nas primeiras páginas. Escrito há quatro mãos por duas autoras super renomadas, possui a medida certa de ação, aventura, humor e tudo o que tem direito. As descrições também são maravilhosas e realmente me senti lá durante a leitura. A narração é bem fluída, são 384 páginas na teoria, mas na prática parece muito menos.

" - E quem desejaria ser humano? Os corações humanos se quebram. Os ossos humanos se esmigalham. A pele humana pode ser rompida."

Vale abrir um parênteses e dizer que se você está esperando ver diferença na escrita das duas autoras, não adianta sair procurando não, porque pra falar a verdade, nem parece que foi escrito a quatro mãos! - o que eu achei incrível, porque muitos livros nesse estilo perdem um pouco da essência justamente pelo modo da escrita mudar bruscamente.

"O vazio é como tudo e o nada ao mesmo tempo. Ninguém pode mantê-lo na cabeça por muito tempo sem enlouquecer."

Callum ao mesmo tempo que quer sair da escola, lá ele encontra seu lugar, amigos que nunca teve, o carinho que nunca recebeu. Sua personalidade reflete bastante tudo isso e é bem legal vê-lo crescendo ao longo do livro. O sentimento de justiça, um pouco da vingança, as dúvidas, os comentários sarcásticos. Me identifiquei bastante com ele. 
Célia é uma personagem que me irritou bastante. A garota só sabe pensar em Call e ficar "ai, que lindo", acho que ela poderia ter sido melhor explorada, e não ser apenas esse símbolo pra um possível romance.
Aaron é aquele garoto com aparência de "super-herói", o que se saiu melhor na prova para entrar na escola de magia. Mas há uma essência muito bonita por trás dessa máscara
Tamara é a minha personagem preferida, adoro a maneira como ela lida com as coisas e odeia que seus pais tentem fazê-la ser quem não é. Leal, de personalidade forte, com os melhores comentários nas horas necessárias. Ah, e sarcástica.


O final desse livro me fez pirar, entrar em choque. Imaginei tudo, tudo mesmo. Pensei que escreveria essa resenha dizendo que previ o final e não fui surpreendida. Mas OMFG! Que final foi esse?!
Mal posso esperar pelo o próximo livro! - será lançado um livro por ano, sendo que a série é formada por cinco.Já prevejo o meu desespero! haha
Me apeguei muito aos personagens, à história e principalmente à lealdade dos três. 
Suuper recomendo O Desafio de ferro pra quem é fã de fantasia e mesmo pra quem não é - vale a pena dar uma chance! E não se engane pela capa e os desenhos - que achei um pouco infantilizada - o livro abrange quase todas as idades!

18 comentários

  1. Estou louca para ler esse livro, pois nunca li Cassandra nem a Holly e queria começar por esse livro para ter uma visão de como é a escrita das duas, para comprar o livro delas sozinhas, que confusão eu fiz hahaha!
    Beijos

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendei a confusão! hahaha
      Eu também nunca li um livro só delas, mas confesso que tenho muuito interesse pelos da holly black, já da cassandra nem tanto :/
      Mas super recomendo, lê sim!
      Beijos!

      Excluir
  2. Tenho vários livros da Irado, mas ainda não peguei nenhum para ler...
    E vejo que estou perdendo meu tempo, vou parar para ler, amei a dica
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?
    Eu só passei aqui para lhe avisar que te indiquei em um post.

    Confere aí no umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/01/selo-fofo.html
    Espero que goste da indicação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,
    Eu adorei Magisterium e tipo, meu forninho caiu com o final.
    Eu fiquei dias pensando em como as duas conseguiram bolar um final tão fodástico. kkkk
    Um livro incrível, estou doida pela continuação.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Mari!
      Meu forninho também caiu, socorro!! hahaha
      Beijoos!
      Também não vejo a hora da continuação!

      Excluir
  5. Oi Beatriz, tudo bem?
    Eu bem que estava pensando que era um livro bem cópia de Harry Potter, até você falar na resenha que não era HAHAHA Mas, da mesma forma, eu já iria gostar do livro, porque toda essa aura de magia me encanta <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luara!
      Então, muitos podem pensar que é igual, mas a magia principalmente é bem diferente!
      Super recomendo!
      Beijos!

      Excluir
  6. Também li o livro e olha, achei tão maravilhoso quanto você! O final é surpreendente mesmo e percebi muitas diferenças entre o livro em questão e Harry Potter. hahah
    Beijinhos.

    Blog: http://pequeninabiblioteca.blogspot.com
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCh4anKvrcHrzPnVv3XMhTig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hellen!
      Há mesmo muitas diferenças, quanto a magia, ao modo como ela é aplicada, os perigos, etc.
      Que bom que gostou do livro!
      Beijos,
      http://www.vivendonoinfinito.com/

      Excluir
  7. O final desse livro... Eu não esperava. Não mesmo! Reli para ter certeza do que eu estava lendo!
    Eu adorei o livro! Como você falou, não dá para perceber claramente as partes de cada autora, para mim, parecia que uma única pessoa escreveu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Quero muito ler este livro. Não sei se vou gostar muito da leitura, mas quero me arriscar e ver o que acontece rs

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, eu também achei que talvez não fosse gostar por ser fantasia e tudo mais, mas adoreei! da uma chance sim!
      Beijos!

      Excluir
  9. Segunda resenha que leio, onde a blogueira se diz apaixonada pelo livro e surpreendida pelo final. Bem, acho que preciso desse livro... Sim, eu preciso!

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! haha
      Quando ler vem aqui dizer oq achou ;)
      Beijos!!

      Excluir
  10. Oi, Bia!
    No começo da resenha eu fiquei um pouco confusa mas logo depois você esclareceu bem minhas dúvidas sobre o livro. Lembro que conversamos sobre literatura fantástica, e percebi que a maioria desses livros os protagonistas são um trio de jovens haha. Admito que não estava tão animada para ler esse livro, mas depois dessa sua resenha... Sabe aquela sensação: Quero ler, Preciso comprar, quero ler kkk, pois é. Beijo linda!
    Apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir