quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Fotografia: Como faço para desfocar o fundo

Olá, bookaholics! Tudo bem?
Percebo que muita gente tem dificuldade na hora de fotografar e desfocar o fundo da foto, então hoje decidi falar um pouquinho pra vocês de como faço. Minha câmera é uma superzoom, a Nikon Coolpix P600. Descobri que não era semi só depois de comprar, na verdade existem muito mais tipos de câmeras do que eu pensava, mas isso fica pra um outro assunto. Enfim, como tudo começou com um hobby - quero profissionalizar daqui um tempo - acho ela uma câmera ótima. Só tem dois problemas: fotografar de noite e desfocar fundo. Sempre tive muito problema em desfocar o fundo, procurei mil tutoriais e nada adiantava, principalmente no começo que não entendia nada do vocabulário técnico, mas depois de muito treino eu consegui. Claro que não fica igual a profissionais ou semi mais avançadas - que da pra trocar a lente, se você tem uma dessas, a 50mm é a ideal - e da um pouquinho de trabalho, mas acho que é um começo! haha
Então decidi contar pra vocês como faço. Acho que deve se encaixar mais nessas superzooms da vida. Vou usar a linguagem do dia a dia mesmo, sem muitos termos técnicos, até porque eu não tenho tanto conhecimento na área assim, é mais testar e tirar,
Sem mais enrolações, vamos ao objetivo do post.
Ah, primeiro você precisa ter um conhecimento básico sobre fotometria, isso é: controlar o ISO, a abetura e a velocidade. Vou tentar fazer uma postagem só pra explicar.
Começando pela abertura da lente. Primeiro, você precisa saber que é representado pelo f. Quanto maior a abertura, mais defocado vai ficar. Mas, lembre-se, quando eu digo maior abertura, menor é o número do f. Exemplo: f/1.4 tem um número menor que f/2, portanto o fundo será maior desfocado. Entenderam? Um dos problemas começa que geralmente nesse tipo de câmera, isso começa em f/3.
Eu geralmente deixo no menor f. possível e no modo manual (M). A opção de foco coloco no macro. Após tudo estar configurado direitinho, vem o segredo.
O ruim da câmera é que você precisa estar muito perto do assunto principal, então geralmente utilizo bastante o zoom pra conseguir um desfoque. Aí é só focar no objeto principal (lembrando que no modo macro) e o fundo será desfocado. É melhor fazer isso de dia e em lugares abertos. Mas é tudo uma questão de prática, testar e ver o que se encaixa melhor. Algumas vezes o foco fica muito sutil, outras nem tanto.
Caso você tenha dois assuntos na fotografia (um em frente e outro atrás, por exemplo) você pode escolher desfocar um deles. Desfocar o da frente é mais fácil, basta enquadrar o fundo. Mas, para desfocar o objeto de trás você deve mover a câmera para o objeto que será focado, apertar somente até metade do obturador, então enquadrar a foto inteira e tirar a foto.
Como tudo se entende melhor na prática, vou dar alguns exemplos de fotografia, com suas configurações e explicar.



O segredo dessas fotografias foi o zoom, estava na janela do meu quarto e consegui tirar a foto da planta bem distante. Em seguida, enquadrei o foco (aquele quadradinho verde) no modo macro em qual lugar queria o foco. Na primeira, foquei nas folhas que estavam mais a frente. Na segunda, naquelas que estavam no meio. Na terceira, no muro. Esse efeito - principalmente da segunda foco - só consegui obter usando bastante zoom. (As configurações das três fotos são as mesmas)


Nessas fotos, decidi fazer um jogo entre focar nas conchas e nas folhas da planta. Como fiz? Pra focar nas conchas foi mais fácil, no modo macro, apenas tive que enquadrá-las e a planta desfocou. Mas, quando fui tentar focar nas folhas não conseguia. Então o que eu fiz? Movi a câmera para a esquerda e apertei o obturador até a metade, focando a planta toda, então voltei para o quadro original e tirei a foto.


Para conseguir esse efeito, segui os mesmos passos que a fotografia anterior, porém o desfoque ficou mais sutil.


É mais difícil fotografar animais e desfocar o fundo - humanos mais ainda - com as câmera superzoom porque a lente fixa não permite essa dinâmica de maneira mais profissional, digamos assim. Na primeira tentativa, só o fundo fundo mesmo ficou desfocado e ainda sutilmente, minha intenção na verdade era desfocar também a grama. Já com o zoom, consegui fazer um desfoque melhor como desejado. Acho que esse é o maior problema da superzoom, devido a distância focal permitida pela lente, para conseguir um desfoque semi/profissional é necessário usar bastante o zoom para o foco centralizar bem.
PS: Essa é a meg <3
Já tentei tirar algumas fotos de pessoas e desfocar o fundo, mas tive o mesmo problema, porém agora que consegui treinar e melhorar um pouco nessa questão, pretendo tentar de novo. Depois conto o resultado pra vocês!
Peço desculpas se errei em algum lugar, principalmente sobre termos técnicos, pois não sou nenhuma profissional. Se você tiver algumas sugestões/ensinamentos/críticas pode deixar nos comentários. Espero mesmo que tenham gostado do post e que tenham entendido o que quis passar. Se quiserem tentar e mostrar os resultados, podem mandar para o e-mail biabione.castro@gmail.com que ficarei muito feliz!

12 comentários

  1. Oiee. Eu amo fotografias e um dia farei um curso e terei uma câmera ótima rs. Todos sonhamos com isso né rsrsr
    Amei sua fotos

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi!
      Somos duas então! haha
      Mas dizem que o fotografo que faz a câmera né?!
      Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,
    No modo macro do automático, se distancie do assunto principal, use o zoom e ajuste o foco, não fica um desfoque alto, mais fica um desfoque bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foi uma super dica, bem objetivo e a melhor das quais já li. O resultado da foto com o fundo desfocado, ficou exatamente como esperava. Eu ajustei para uma Nikon Coolpix p610.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Esta foi uma super dica, bem objetivo e a melhor das quais já li. O resultado da foto com o fundo desfocado, ficou exatamente como esperava. Eu ajustei para uma Nikon Coolpix p610.
      Obrigada.

      Excluir
    3. Olá, também tenho uma Nikon P610 e passo pelas mesmas dificuldades, por isso tô mudando de câmera, vou pegar uma profissional com lentes reguláveis. Pois já estou fazendo alguns trabalhos com Fotografia e preciso melhorar a qualidade do material. Mas pra quem pretende ter a fotografia apenas como hobby está câmera é excelente. Para conseguir fundos desfocados com esta câmera exige realmente um pouco de paciência. Valeu pela dica, super importante.

      Excluir
  3. oi, obrigado pela matéria, me ajudou bastante, iri tentar aqui algumas fotos com desfoque com a nikon p600

    ResponderExcluir
  4. Essa é a câmera que eu tenho e não consegui tirar nenhuma foto com desfoque ainda. Me sentindo uma ameba.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, estava querendo saber isso...consegui fotos desfocadas com uma certa distância! Vou treinar com o macro!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Se sua câmera tiver o modo "observação de aves" pode quebrar o galho. Pra mim funcionou, pena não poder postar fotos aqui.

    ResponderExcluir
  7. legal vo treinar com essas configuraçãoes na minha semi mas na minah compacta não consigo tenho uma nikon cooplix s6600 e nao tem modo manual e foca automatico

    ResponderExcluir
  8. eu gostaria de saber qual config vc usa na P600

    ResponderExcluir