sexta-feira, 24 de julho de 2015

Resenha: VANGO - Entre o céu e a terra - Timothée de Fombelle

Editora: Melhoramentos
Ano: 2015
ISBN: 9788506077481
Páginas: 360
Nota: 3.5/5

De escalada em escalada, uma história se constrói. 

A história acontece no período Entreguerras, do fim da primeira guerra mundial até o estopim que leva a segunda guerra. Somos apresentados a Vango, um rapaz que está quase realizando seu sonho de tornar-se padre, quando é interrompido por um bando de policiais. Eles estão em busca de um nome. Uma pessoa. Vango. Então o rapaz tem que fugir e se esgueirar por Paris, vivendo várias aventuras enquanto tenta descobrir o motivo da perseguição e sua história de vida. Afinal, tudo o que sabe é seu nome e conhece sua babá, Mademoiselle.

"Vango avançava na vida apagando seus rastros. Ele não chamava mais isso de paranoia e, sim, de sobrevivência."

Gosto bastante desse livro por sua agilidade. Por mais longo que aparente ser, é possível fazer a leitura em pouco tempo e se entreter bastante. Vango vive várias aventuras, passa por vários locais e te faz acreditar e querer viver o impossível. No início ele é um personagem meio vazio, superficial, mas o autor preencheu os espaços vazios aos poucos. Como se enchesse o bichinho de pelúcia de espuma para que ele fique completo.

"Pequenos milagres podem acompanhar grandes desgraças. Era isso o que Vango sempre pensara. Bastava ter confiança."

Um ponto negativo é a grande quantidade de personagens. Por um lado, isso é ótimo, uma vez que o foco não é apenas o Vango. Por mais que todas as histórias girem a seu redor, há várias outras narrativas paralelas. Mas essa quantidade exagerada e a não linearidade da narrativa podem deixar o leitor bem confuso a princípio. É necessário prestar bastante atenção aos nomes e aos detalhes.


Com certeza o ponto alto é o romance histórico. Não posso dizer que é uma aula de história com narrativa, mas te faz aprender muito sobre os fatos também, além de curtir a narrativa. Vários personagens são reais e a edição te permite saber mais sobre eles em uma seção no final do livro. A única coisa que me chateou é que alguns deles não foram tão citados durante o enredo, mas nada que tenha prejudicado o livro.

"Vango gostaria de conhecer a paz na qual acreditavam que ele vivia. Sabia, porém, que sua vida era uma ilusão. Apesar de todos os seus esforços, Vango se sentia num ciclone. Os mistérios de seu passado o atormentavam da manhã à noite e da noite até a manhã. De onde vinha? Quem estava atrás dele?"

O amor é algo muito bem trabalhado e sincero. Não é a paixão presente nos livros de romance, aquele amor ardente ou de momento. É apenas amor, amor e amor. Nada meloso, nada apelativo, nem na medida certa. É algo natural, intrínseco, que está e deveria estar ali.
Além disso, adorei que, como disse acima, ao fim do livro existe uma parte que conta "a história dentro da história" nos fazendo entender ainda mais sobre o contexto histórico.
Recomendo o livro para todos que gostam de uma boa aventura com gostinho de história e a sensação do vento batendo nas costas durante uma corrida pelo mundo! 

9 comentários

  1. Oii, tudo bom?
    Vejo que todo mundo está lendo e falando bem do livro, essa é primeira resenha que leio a respeito melhor sobre a história, é diferente do que eu imaginava, fico feliz em saber que não é tão meloso assim, porem posso dar chance para ler hehe, a capa é bem bonita e está de parabéns pela resenha *-*
    Doce final de semana *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu só ouvi falar maravilhas sobre esse livro, mas sinceramente não seria um livro que pegaria para ler nesse momento, porque eu tenho muitos outros ainda na frente sabe? Mas me parece que tem chamado atenção de muita gente. Eu gostei bastante da sua resenha por conta do seu ponto de vista. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-para-sempre-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li Vango e adorei!
    Desde a narrativa, até as situações e os personagens. Me deixei cativar por essa história e não vejo a hora de ler a continuação!
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Vejo tantas pessoas falarem desse livro. Engraçado é que a maioria das resenhas não me convencem a ler, mas a sua me deixou curiosa.
    Amei sua resenha, eu gosto de romances melosos, mas aqueles que não são apelativos também me agrada muiiiiito.
    Amei mesmo

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente: Que capa linda!
    Eu adoro livros que se passam no passado, principalmente no contexto das guerras ou no caso deste, entre elas. Sua resenha me conquistou e eu ~meio que estava~ procurando algo do tipo para ler e este livro veio na hora certa haha! parabéns!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Tris,
    Você está sumida!! Saudades! <3
    Eu não fui convidada a ler esse livro pela Melhoramentos, e também não sei se é algo que eu compraria. Apesar de todas as resenhas positivas não chamou minha atenção. Estou num momento em que leituras mais complexas (com muitos personagens por exemplo) me tiram a paciência. kkkk Estou meio que fugindo desse tipo de livro. HAHA' Adorei sua resenha e os quotes que escolheu, Vango deve ser mesmo um ótimo livro!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
  7. Eu quero MUITO ler esse livro! Já tinha visto outras resenhas dele por aí e apesar de agora saber que preciso prestar atenção aos nomes e detalhes (eu sou péssima com nomes!!!) eu já vi que vai ser uma leitura um pouco complicada pra mim. Mas sua resenha acrescentou 2 detalhes que me agradaram muito: fato da parte romântica não ser melosa, mas pé no chão; e a listinha com os personagens no final (adoro quando tem essas listinhas, ainda mais quando a história tem muito personagem. Ajuda a lembrar e tal).

    ótima resenha!
    Beijos,
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muita gente lendo Vango e falando super bem desse livro!
    Ainda não tive oportunidade de ler e por mais que tenha achado a história atrativa fico com receio dessa leitura.
    Principalmente pelo fato de ter muitos personagens, pois tenho medo de não acompanhar bem a narrativa e a leitura se tornar arrastada.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Essa enorme quantidade de personagens me fez interromper a leitura. Acho que neste final de semana vou tentar novamente, estava com outras coisas na cabeça e não pude dedicar ao livro a atenção que ele pede... aí ficou realmente complicado acompanhar a narrativa. Gostei de saber que o autor preencheu os vazios do protagonista aos poucos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir