quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Editora: Seguinte
Páginas: 271
Ano: 2014
ISBN 9788565765480

Os Sinclair e a felicidade e o dinheiro e a herança e nariz empinado e nunca aceite um não como resposta mas faça o que teme. Vamos brincar de Deus?

A família Sinclair é a típica família nobre, tradicional, cheia de dinheiro, cujos familiares estão sempre com o nariz em pé e um sorriso no rosto. Loiros, brancos e altos. Mas será que eles são tão perfeitos assim mesmo?! A resposta negativa você já deve ter pressuposto, e é justamente isso que move a história - que se passa, na maior parte do tempo, na ilha particular de Bechwood, lugar em que cada parte da família tem sua casa. Os familiares sempre costumam passar o verão nessa ilha, lugar em que os mentirosos - Candace, Johnny, Mirren e Gat - se encontram e passam o tempo juntos. 
A narrativa é em primeira pessoa, do ponto de vista de Candace, uma das garotas Sinclair, prima de Mirren e Johnny e apaixonada por Gat - o único "agregado" da família, de origem indiana. Tudo estava indo muito bem até que Candace fica transformada - não necessariamente em um sentido ruim, tornando-se praticamente outra pessoa, a garota perde sua "inocência" após o acidente. É esse misterioso acidente que vai te fazer devorar todas as páginas do livro, você pode imaginar tudo, mas não vai descobrir. Te peço encarecidamente para não procurar spoiler, nem se estiver morrendo de curiosidade, pois estragaria toda a história.


Como alguns de vocês já sabem, fiquei bem curiosa para fazer a leitura de Mentirosos, já que li vários elogios e também muita críticas, eu particularmente estou apaixonada pelo livro, mas entendo o ponto de vista daqueles que não gostaram. Então vamos lá...

"Meu avô é mais parecido com minha mãe do que comigo. Ele apagou a antiga vida gastando dinheiro em outra para substituí-la."

Um dos pontos-chave do livro é a simplicidade. A narrativa não possui muita descrição nem aquelas metáforas estilo John Green, acredito que isso seja um grande peso no livro e pode ter sido o motivo da crítica, mas é o grande diferencial, justamente devido a essa simplicidade, Mentirosos nos faz refletir, pensar e fazer metáforas por conta própria. Até que ponto a riqueza deve estar em primeiro lugar? Gosto bastante dessa crítica que o livro faz, a relação entre sucesso e dinheiro, felicidade e dinheiro, E. Lockhart nos mostra através de sua narrativa que essas palavras não são sinônimas, pelo contrário. 
"Se você quiser viver em lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios."

Os personagens são bem construídos, descritos não por longos parágrafos, mas por simples palavras - que nos passam muito mais a essência de cada um. Mirren é açúcar, curiosidade e chuva, por exemplo.

"Ele chorava como um homem, não como um menino. Não como se estivesse frustado ou as coisas não fossem do jeito dele, mas como se a vida fosse amarga. Como se as suas ferias não pudessem ser curadas."

Mentirosos trás a herança entre as irmãs em jogo, a reforma da cada, as ambições. Até que ponto o ser humano vai por causa de dinheiro? Até que ponto fazer o mal pelo bem funciona?!
Uma narrativa simples que te faz pensar complexamente, sendo puxado para dentro do cérebro de Candace e acreditando no que ela acredita. Será que tudo é o que parece ser?!

3 comentários

  1. Eu to super curiosa pra ler esse livro. Todo mundo só tem falado dele e comentado super bem, ta meio que uma unanimidade. Me arrependi de não ter lido quando tive a oportunidade, agora só no ano que vem, quem sabe.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Parece que todos os leitores brasileiros amaram o livro mesmo, mas vi algumas resenhas de blogueiros americanos e ingleses dizendo que não gostaram, acharam ruim e etc. Por isso fiquei bem curiosa!!
      Não leia spoilers, ta? Please! haha
      Beijoos!

      Excluir
  2. Eu simplesmente amei este livro, foi o livro que mais me surpreendeu até hoje =O
    Fiz uma resenha dele no meu blog também, se quiser dar uma olhadinha eu agradeço =D:
    http://oficinaleitor.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mentirosos.html
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir