segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Resenha: Garota exemplar - Gillian Flynn

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576054
Ano: 2014
Páginas: 448

Um livro que vai mexer com você. Apesar de todas as teorias que provavelmente serão criadas, você será bastante surpreendido.

É aniversário de 5 anos de casamento daquele casal "exemplar", tudo estava correndo bem no período da manhã, mas, após uma saída de Nick Dunne, ele encontra sua sala revirada - apenas a sala - e percebe que sua esposa sumiu. Nessa situação extremamente estranha, Nick chama a polícia - que logo aparece na porta de sua casa - e nesse momento a investigação começa, e com ela, o desenrolar da história.
O livro é dividido em três partes, cada novo capítulo é narrado alternadamente por Amy e Nick - sendo que os capítulos narrados por Amy na primeira parte são partes do diário que ela escreveu. 
Dunne possui um jeito muito estranho de lidar com o sumiço da esposa, sorrindo em eventos, tirando fotos com "fãs" e omitindo fatos, o que o leva a ser o principal suspeito - assassinato. Basicamente, o livro consiste em saber o que aconteceu de fato e se Nick é mesmo o culpado. Garanto que nenhuma teoria criada por você estará certa, portanto, prepare-se!


Além da investigação da polícia, Nick e sua irmã, Go - em quem ele confia muito - investigam também. Dunne segue o  caça ao tesouro - feito por sua esposa em todo aniversário de casamento - lendo as pistas e decifrando-as até chegar ao presente - um tanto quanto macabro, por sinal.
Um motivo pelo qual amo esse livro é a surpresa, é praticamente impossível não se surpreender. No início, pode parecer um mero suspense, mas acaba se revelando um excelente thriller psicológico.
Amo a psicologia dos personagens tratada em Garota Exemplar, a personalidade de cada um não poderia ter sido melhor trabalhada. A história é um quebra-cabeça em que as peças encaixam perfeitamente.
"Há uma diferença entre amar alguém e amar a ideia dessa pessoa."

A única coisa que senti falta foram alguns esclarecimentos, gosto bastante do final, mas no quesito "vamos contar tudo o que aconteceu de verdade" não consegui acreditar que a história seria plausível, não sei explicar, mas senti que faltou alguma coisa. Além disso, a leitura foi muito devagar e arrastada - talvez porque tenha assistido o filme antes, e por ter sido uma ótima adaptação, já sabia tudo o que iria acontecer, mas muitos blogueiros dizem ter lido muito rápido.
Recomendo Garota exemplar para todos os que gostam de ser surpreendidos, criar teorias e observar reviravoltas. Se você está parado com ele na sua estante, leia!

6 comentários

  1. Nossa, então esse livro foi feito para mim!
    Já li algumas resenhas de leitores que amaram e odiaram esse livro (umas bem cômicas - piada interna rs).
    Sua resenha atiçou minha curiosidade!
    Estou conhecendo agora o seu blog e já estou seguindo para acompanhar as novidades.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Sou louco pra ler esse livro. Fiquei intrigado com esse sumiço da mulher, quero saber o que aconteceu =)
    Adoro formular teorias, mas nunca acerto nada kkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro aqui e acho que em janeiro vou lê-lo :)
    Adorei sua resenha!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de ver adaptação antes de ler o livro, mas fiz isso com esse. Gostei muito do filme, apesar de ter algumas falhas e ainda não li o livro. Mas agora tenho menos vontade ainda, já que a leitura foi arrastada pra você.. Acho que vou ler sim. Estou num dilema agora. hahaha
    Beijinhos, seguindo o blog (há bastante tempo até). :)

    Blog: http://pequeninabiblioteca.blogspot.com
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCh4anKvrcHrzPnVv3XMhTig

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Comprei este livro na Black Friday e estou bastante curiosa para ler, todo mundo fala muito bem dele!

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Eu vi várias resenhas sobre esse livro e todas, inclusive a sua, me deixaram muito curiosa para lê-lo!
    Eu adoro livros que me surpreendem, então eu creio que preciso lê-lo logo! haha'

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir