terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Resenha: Trono de Vidro - Sarah J. Mass

paticipação especial: crystal <3

Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN: 9788501401380
Páginas: 392
Nota: 3.5/5

Quais são os poderes e segredos por trás das espadas de uma assassina?

Celaena Sardothien é mais conhecida como a Assasina de Ardalan. Após ser capturada e jogada nas minas para trabalhar como escrava, ela é liberada a mandados do príncipe herdeiro. Haverá uma competição que poderá ter como consequência a tão sonhada liberdade. O rei precisa de um lacaio, um assassino que faça seus serviços. Serão quatro anos de servidão e então, a liberdade. Mas não será tão fácil assim. Haverá uma competição entre vários criminosos, Celaena está entre entres. E está determinada a vencer.

"Sim, ela iria - para o Forte da Fenda ou qualquer lugar, até atravessaria os portais de Wyrd a caminho do próprio inferno, se isso significasse liberdade."

Treinada por Chaol, capitão da guarda, e apoiada por Dorian, o príncipe, ela encontrará muitos obstáculos no caminho e deverá desviar de cada um deles caso queira, de fato, alcançar seu objetivo. Mas dizer quem ela realmente é seria muito arriscado, então, a mandado do rei, ela passa a ser outra pessoa e acolhe seu alter-ego. Agora, a assassina passa a ser uma ladra de joias e atende pelo nome de Lillian. Porém, outras coisas acontecerão. Ela passa a ter uma amiga, Nehemia, mas a desconfiança pode surgir. Será confirmada? Quem está realmente ao lado dela? Ela vai vencer? Existe magia? Algumas respostas são previsíveis, outras, nem tanto.

"Bibliotecas estavam cheias de ideias. Talvez as mais perigosas e poderosas armas."

Esse é um livro que me deixou com um sentimento um tanto quanto bipolar, digamos assim. Devido a ressaca literária maldita, demorei bastante tempo pra ler. Muito mesmo. Então a leitura foi um tanto quanto arrastada, e isso prejudicou um tanto. O fator do romance também foi um tanto quanto broxante. Na sinopse da a entender que a protagonista não ligará para romances, ela está ali por ela, pela sua individualidade. Ela não é uma cinderela. Errado. Há um triangulo amoroso. Mais um? Sim, mais um. Por mais que eu tenha torcido para um dos casais - para o que não da certo, como sempre - achei que teria sido melhor caso esse triângulo não tivesse sido tão focado. Poderia estar ali, mas sem tanto enfoque.

"Celaena se movia rapidamente, como uma dançarina em um ritual, como uma serpente do deserto Vermelho, como a água que desce a encosta de uma montanha."

O ponto forte do livro, porém, conseguiu fazer com que a balança se equilibrasse. Eu amo a protagonista, ela é totalmente ácida, cheia de humor e completamente sarcástica. Forte, mas ao mesmo tempo esconde segredos e lembranças doídas no fundo da alma. Ela é pesada e leve ao mesmo tempo. E sofre. E esconde. E sorri. E xinga. E é humana. E mais, ela é uma assassina!
As reviravoltas também são maravilhosas - embora algumas previsíveis - e tudo faz sentido. A autora conseguiu criar uma história e fechar um dos ciclos. O primeiro livro cumpriu exatamente o que deveria para o início de uma trilogia.

"- Cada um faz o que pode para sobreviver."

Em resumo, Trono de Vidro é um livro equilibrado. Os pontos positivos compensam os negativos e vice e versa. Esperava mais, mas ao mesmo tempo não deixou tanto a desejar. O final te deixa curioso para começar o próximo livro - que dizem ser o melhor. Recomendo sim a leitura, mas não vão com tanta sede ao pote. 

19 comentários

  1. Oie!
    Menina, eu me senti assim também com esse primeiro livro, não achei nada tão surpreendente, e senti que faltou algo para me conquistar na trama. Mas posso dizer que você vai se surpreender muito com o segundo livro. A autora fez uma ótima continuação, onde vai ficar desesperada para ler o terceiro volume. Estou na torcida para que não desanime e leia o próximo volume.
    BJks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Trono de Vidro faz tempo que quero ler essa série. Toda vez que vou em uma livraria eu pego ele nas mãos e fico com medo de comprar justamente por não saber se vou gostar ou não. Rsrs.
    Mas dizem que os outros livros da série são mais empolgantes!
    Logo mais vou adicionar ele na lista!
    Beijoca
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei essa capa e o título do livro.
    Eu ainda não conhecia a série mas pela tua resenha eu fiquei muito curiosa e interessada, não sou muito fã do gênero mas quando me deparo com obras assim, maravilhosas, eu fico com vontade de ler, pena que você tenha esperado mais do livro e acabou não alcançando, tomara que goste mais do próximo volume, eu já criei uma grande expectativa para essa leitura

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Aaah que cachorrinho mais liindo ♥ É uma pena que a leitura tenha sido arrastada para você, mas se os pontos positivos conseguiram tampar os negativos, tá valendo...haha' Essa é uma trilogia que eu quero muuito ler, sempre vejo a Kel, do Por uma boa leitura elogiando, então estou bastante curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha eu até hoje tenho receio de ler esse livro, embora eu queira muito compra-lo sabe? Mas é que não gosto de livros muito sangrentos. Não faz muito meu gênero, mas você disse que esse livro é morno e me parece até interessante. Espero poder ler assim que tiver chance, porque tá complicado pra mim viu?! Mas mesmo assim espero que leia o segundo livro e que goste ainda mais, porque já vi várias resenhas de pessoas falando maravilhas sobre essa série e tenho certeza que tu vai entrar no time logo rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-bangalo.html

    ResponderExcluir
  6. hehe que foto linda, e cachorrinho mais lindo.

    Não sei se é um livro que eu leria, mas a capa está sensacional. Adorei o fato de você por sua opinião sincera, de mostrar os pontos negativos e positivos, parabéns!

    beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola lindona estou com os três livros e não vejo a hora de começar a leitura, leio muitos elogios a essa série, e olha que não gosto de triângulos amorosos, mas a escrita da autora pelo visto te conquistou, espero poder ler agora na semana de férias . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    Olha eu sempre vejo esse livro por aí, mas nunca me interessei em ler.
    A única coisa que me fez querer esse livro foi você falar que a protagonista é um tanto ácida, gosto de personagens assim rsrs.
    Mas aí tem o triangulo amoroso e isso me desanimou um pouco então estou em cima do muro com esse livro.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Beatriz.
    Eu tenho um sobrinho que leu esse livro, a série na verdade e ama e sempre fica me falando para ler. Eu até pedi para ele me emprestar hehe. Gostei de saber que o ponto forte do livro é a protagonista. Eu adoro protagonistas assim. Gostei bastaste da resenha e é uma pena que você estava numa ressaca literária e isso prejudicou um pouco a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, eu lembro quando fui comprar estava quase 40 reais e com o dinheiro que eu tinha eu pudi comprar outro dois que eu queria, e me custaria 40 reais, foi uma pena e acabei não levando o livro, mas agora que terminei de ler sua resenha, pricipalmente a parte que esta escritoa alguns trechos do livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sabe que sempre ouço falarem muito dessa série, mas eu nunca me senti curiosa em lê-la, seilá mas acho que o gênero não me agrada muito, então sempre acabo deixando, mas acredito que um dia eu daria uma chance. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Já tinha lido a sinopse e um resenha deste livro e não me agradou; pois achei um pouco superficial. E seus comentários não me fizeram mudar de ideia mesmo gostando do gênero. A capa é muito bonita e de bom gosto.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Beatriz! Sua resenha vai contra a grande maioria das que já vi. Não li o livro porque não faz o meu estilo, mas sempre vejo comentários super positivos dessa série. Pelo menos os pontos fracos são equilibrados com os fortes, ruim é quando tem mais coisa ruim do que boa. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Diferente da maioria dos leitores, gosto de triângulos, hahaha. O problema é que sempre torço para quem perde. Enfim, deixando de lado esse meu comentário aleatório, adorei sua resenha. Fez-me notar que preciso colocar essa obra na minha meta literária do próximo ano! Parece uma ótima história.

    P.S. AMEI a Crystal! Que bela cachorrinha. É Lulu?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Primeiro essas capas são lindas. Segundo, não curto triângulos... último livro que li que continha um triângulo eu me senti dividida e cansada kkkk Adorei sua resenha e os pontos que destacou, bem diferente de todas as resenhas que já vi deste livro
    -Mari

    ResponderExcluir
  16. Oiie

    Devo confessar que achei a capa linda, mas não gosto muito de livros que tenha essa história de guerra, muito sangue, sabe, não me dou bem. Que triste que a leitura foi arrastada. E esse triangulo amoroso? Não entendi mesmo kkk Gostei dos seus pontos positivos e negativos do livro.

    BJs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Não tenho lá muito interesse de ler o livro, porém a capa é linda e fiquei querendo tê-la na estante, rs. Gostei de como expos sua opinião e tenho certeza que ela ficou equilidrada tanto quanto o livro. Não sei se lerei, mas...

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem???
    Eu tenho vontade de ler os livros da série... e adorei saber do enredo deste, mesmo que a leitura não tenho sido da maneira como você esperava, eu curti saber do triângulo amoroso, porque eu adoro... e saber que ela continua com a sua essência assassina melhor ainda... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Tudo bom?
    Ganhei esse livro de amigo oculto, pedi ele após ler várias resenhas maravilhosas, mas acho que até agora a sua foi mais completa, pois a maioria só exaltou o lado bom do livro e a protagonista de humor ácido que adoro, mas você trouxe a tona também os lados negativos e gostei muito.
    Bela resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir