sábado, 5 de dezembro de 2015

[TEXTO] Por que temos que complicar tudo?!


Qualquer um que me conheça pelo menos um pouco sabe o quanto sou complicada. Pois é, admito, complico as coisas sempre, por mais simples que sejam. Um dia desses estava conversando com minha melhor amiga de infância, que também nasceu com o dom da complicação, e eis que estou eu dando conselhos e dizendo: é tão simples, por que você tem que complicar tanto?! Dias depois, falei com ela e recebi exatamente o mesmo recado. É, acho que estamos no mesmo barco. E então, ficamos pensando com as coisas seriam mais fáceis se todos nós víssemos as coisas como apenas coisas simples fáceis de serem resolvidas, mas gostamos de fazer a curva quando se pode andar reto, não é?! Então tive esse clarão com uma ideia para esse post. Como as coisas seriam se não as complicássemos tanto?!
Se não complicássemos as coisas, namorar seria muito mais fácil, ou até mesmo ter um lance. Bastava chegar e dizer tudo, que gosta ou que gosta mas não quer ficar sério. E aí? A pessoa te beijou? Você gostou? Então beija de novo, oras. Mas arrumamos n motivos pelos quais não deveríamos repetir o ato. As vezes até faz sentido, outras é apenas uma complicação mesmo. E ainda mais, num primeiro encontro, sempre tem aquele momento constrangedor, ninguém sabe qual é a hora certa do esperado beijo, nenhum dos dois. Alguém tem que tomar atitude. E se ninguém tomar? Não tem beijo, poxa. Mas não seria muito mais fácil se não pensássemos: o que ele vai pensar? será que devo tomar atitude? o que eu faço? Bastaria tomá-la, viver o momento e curtir. Ou então simplesmente seguir o exemplo da protagonista de um livro que eu li e ser extrovertida, dizendo: olha, só, estou aqui pensando em qual momento da noite você vai me beijar, então porque não acabamos logo com isso?!
Saindo do assunto romântico, vamos falar sobre aquela ida para a festa com os amigos. Vocês traçam todo o trajeto. Dorme na casa de uma, depois as duas na casa da outra. Tudo combinado, certo? Certo. Mas não tão certo assim, porque os complicados da vida sempre vão querer procurar um outro trajeto, uma outra solução. Mas a solução ta aí na sua frente. Se simplificássemos, nem precisaria de tanta dor de cabeça. 
Sei que falei mais sobre coisas supérfluas, eu sei, mas isso vale pra tudo na vida. No trabalho, na escola, nas amizades. As vezes procuramos problemas onde não tem só para, inconscientemente, nos tirar do tédio. Ou as vezes só por ser neurótico mesmo. A questão é que, basicamente, se simplificássemos as coisas, elas seriam mais simples.

19 comentários

  1. Gostei muito do texto e infelizmente me encaixo no tipo de pessoa neurótica, estou sempre procurando, mas eu tenho crises de ansiedade também e isso me consome.
    Queria muito poder um dia ficar tão relaxada e enxergar como tudo é simples. Espero que isso aconteça um dia!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, e bem refleximo, uma pena que eu me vejo nele, sou ansiosa pra caramba e sempre tenho crises histéricas. Seria mais fácil se não complicassemos tanto ne?!
    Beijinhos
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Menina, eu metade complicada e metade simplificada ahahah Tem coisa, que eu não ligo e nem presto a atenção no que está acontecendo. Adora, dependendo do que acontece, parece que cada detalhe eu quero complicar ou achar uma desculpa para não faze rahah
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Beatriz seu post foi um desabafo, uma forma de se mostrar e integrar com seus seguidores, gostei. Não tenho nada haver com que descreveu sou o inverso, sempre procuro solução práticas e reais, não fico procurando chifres em cabeça de cavalo e sou bastante otimista. E como você algumas pessoas não entendem, mas fazer o que se elas querem dar mil voltas para chegar no mesmo lugar que eu. Parabéns.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Menina, super me identifiquei com seu texto! Sou uma pessoa que sempre espera o pior, e isso me consome muito. Além de crises de ansiedades por coisas muito pequenas... Queria muito ser diferente e pensar nas coisas com mais simplicidade, não complicar tudo... Mas sou do signo de Aries, então já viu! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Gostei muito do seu texto, foi um desabafo que deu aos seus leitores um pouco mais de conhecimento sobre você. Eu diria que sou um meio termo, ora acho solução sem muitas delongas ou dores de cabeça, bem relex, mas tem vezes que as coisas são totalmente diferentes e quando vi compliquei uma coisa que era tão simples... Apesar de eu ser uma arina bem tinhosa, as vezes me vejo bem tranquila e levando as coisas com simplicidade. Parabéns pelo texto!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu texto. Você tem razão em tudo que disse, mas é tão complicado descomplicar. Eu sempre falo que fazer isso na vida, mas de repente me pego fazendo o contrário. Pra começo, sou mega ansiosa, faço terapia há anos e ainda tenho dificuldades pra lidar com isso, e pra piorar sou metódica, Quero tudo certo, na hora certa, tudo perfeito. E como sabemos, é praticamente impossível isso acontecer. Aí já viu, né??? Mas é sempre bom pensarmos na possibilidade da simplicidade. Uma hora entra na cabeça.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Olha primeiramente parabéns pelo seu texto, até achei muito bacana seu pleno desabafo viu? Porque olha eu sinceramente tenho que confessar que já tenho gênio forte e quando tem alguma dificuldade ou complicação eu fico no desespero. Eu tento de alguma forma tentar resolver, mas como eu perco a linha fácil acabo que ignorando as vezes. Mas tipo, eu acho que tudo tem que ser resolvido na conversa, outras coisas tem que ser esclarecidas para que nada saia do controle sabe? Eu já sou muito perfeccionista. Gosto de tudo muito certinho e organizado. Sou chata mesmo nesse aspecto. As vezes isso é chato, mas é meu jeito entende. Acho que cada pessoa tem uma personalidade e tem uma maneira de agir em alguns momentos, por isso de alguma forma temos que tentar fazer tudo da melhor maneira possivel, se não der, não deu né? Até porque não tem como ficar insistindo em uma coisa que não vai. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-enigma-da-estrela.html

    ResponderExcluir
  10. Oii, também tenho esse dom de complicar coisas fáceis e torna-las difíceis. Pra quê fazemos isso, né? Seria tão bom, tão simples, fácil e prático se fossemos menos complicadas. Me identifiquei muito com o seu "desabafo"(?). Escreva mais posts assim.
    -Mari

    ResponderExcluir
  11. Oie Beatriz,

    Realmente se as pessoas complicassem menos seriam mais felizes né!
    Eu já passei dessa época, aprendi com o tempo que algumas coisas não tem porque serem complicadas, e é melhor nem se preocupar para não ficar chateada com o assunto. Então eu estou na fase calma da minha vida... se alguma coisa me aborrece eu simplesmente dou tchau!

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não acho que seja só para tirarmos nosso tédio que complicamos tudo, acho que o ser humana já é um ser complicado por natureza kkkkk Somos mesmo assim, as vezes as coisas podem ser tão simples que damos muita importância para coisas que nem precisam de atenção. Adorei o texto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu texto e com ele só consegui confirmar que vivo complicando tudo, mas ao menos tenho meus momentos de ser prática simplificando as coisas, acho que isso é que dar ser uma pessoa complicada e preguiçosa, uma hora vai ter que simplificar!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee!!
    Amei o seu texto, apesar de não me considerar uma pessoa que complico demais, geralmente sou um sossego só, mas as vezes a ansiedade me pega e fico nervosa por motivos bestas!!
    O ser humano é engraçado né, cada um com suas manias mesmo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Acho que somos todos complicadxs...kkkk' Não sei se é medo de não conseguir, fazer merd* ou sei lá o quê, mas parece que sempre corremos até o caminho mais difícil. Seria tão bom se fossemos simples *-* a vida seria mais fácil.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Em muitos momentos eu não estou nem ai, faço o que tenho que fazer e pronto. Sou simples. Mas isso não é uma regra. É muito mais fácil ficar paralisada pensando em todas as possibilidades de uma ação, ou seja complicando e complicando, tornando tudo o que é fácil em difícil. É aquela coisa de ver elefantes no lugar de um simples inseto. Mas assim é a vida não é mesmo? Nem sempre fazemos o que é simples - e muitas vezes é só pelo fato de não acreditar que tudo pode ser realmente mais simples do que se parece.
    Adorei seu texto.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. Que coisa mais linda... sério mesmo. Eu estava sentido falta da boa e velha blogagem em que todos desabafam e viramos uma família mesmo que só por alguns instantes...

    Realmente... muitas vezes nós colocamos milhares de poréns pra fazer algo dar certo quando na verdade a coisa já "nasceu" certa. Ótima reflexão.

    beijos - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  18. É verdade!!! Já tornamos tudo complicado. Gostei muito do texto!!! Tudo que foi dito nesse texto é a mais pura verdade. E o seu blog é lindo e singelo.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Belo texto! Gostei bastante da sua reflexão. É verdade, sempre complicamos tudo, parece que sentimos prazer nisso. Também me pego pensando nessas coisas. Acho que é o mal do ser humano...é complexo mesmo! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir