quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Resenha: Todos os nossos ontens - Cristin Terrill

Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN: 9788581637983
Páginas: 352
Nota: 5/5

Abra a porta. Bem vindo ao passado. Você vai deixar acontecer?!
Destrua o passado para salvar o seu futuro.

O que você faria se tivesse que escolher entre destruir o seu próprio passado e machucar a si mesmo ou ficar machucado do mesmo jeito? E se, por ventura, uma máquina do tempo passasse de fato a ser uma realidade. Isso seria bom, não é? As bombas poderiam ser desativadas, mortes poderiam ser evitadas. Exceto pelo fato que o lado bom sempre pode ser distorcido, porque sempre tem um lado sombrio querendo escapar pelos cantos. Finn e Em devem voltar para o passado e assim, destruir o futuro. Devem matar não somente a versão mais nova do doutor, James - quando ele ainda estava são - mas machucar suas próprias versões mais novas. Porém, viver em uma cela e ser torturado também é estar machucado, não é?!

"Porém, é a última linha que me faz correr desajeitada para o vaso sanitário no canto da cela. Você tem de matá-lo."

James Shaw, melhor amigo e amado por Marina, consegue descobrir a fórmula e cria uma máquina do tempo. Cassandra. Sim, ela existe. Mas, com ela, James deixa de ser quem sempre foi. Agora, Em e Finn tem uma missão: voltar para antes da invenção e matar Shaw.
Todos os nossos ontens tornou-se um dos meus livros preferidos do ano. A maneira como a narrativa é conduzida faz com que o leitor devore a história em algumas horas. É impossível não ficar preso a aquele cenário distópico, impossível não querer saber mais e mais e mais.


Todo capítulo termina com uma frase de impacto, isso pode parecer um clichê ruim, mas é maravilhoso. Não cansa em momento algum. A autora soube como começar e terminar, fez isso com muita maestria. Além disso, a história é complexa. Muito complexa. É preciso atentar-se aos detalhes, nomes e momentos. No início, nada vai fazer sentido, mas depois as peças começam a se encaixar. E, quando elas se encaixam você com certeza vai sentir a mesma vontade que eu senti: gritar "esse livro é muuuuuito boom! Socorro!" a quatro cantos.

"Mas James não conseguia me ouvir. Estava além das palavras. Urrou como um animal ferido enquanto destruía a biblioteca. Eu sabia que devia pará-lo, consolá-lo de alguma forma, mas não conseguia. Meu melhor amigo no mundo de repente era algo estranho e ausente."


Até mesmo o desenvolvimento dos personagens é impecável. A mudança do passado para o futuro é construída não nos mínimos detalhes, mas usando o essencial. O leitor consegue entender realmente porque as personalidades mudaram.

"Sinto falta dessa menina, e desse menino. Sinto falta deles há anos, mesmo que não tenha sido capaz de admitir. E, agora, tenho de acabar com a vida de um e devastar a da outra."

Não posso contar muita coisa, pois grande parte do livro é feita de spoilers. A única coisa que digo é: preparem-se para uma narrativa incrível de tirar o fôlego. Você vai terminar de ler, abraçar o livro e implorar por mais. E vai chorar também, eu acho.

"A verdade é que às vezes o mundo simplesmente é uma merda."

Uma distopia incrível que vai te fazer refletir sobre até que ponto é possível controlar uma nação. E também, a que ponto um ser humano pode chegar devido a uma ambição. Algumas coisas podem cegar, outras te fazer enxergar. Uma viagem no tempo que chacoalha a cabeça de cada leitor.
É impossível terminar de ler Todos os nossos ontens sem ter alguma reação, sem ao menos refletir, pensar sobre algo e tirar algum ensinamento. A crítica está lá, por trás, velada. Esse livro é simplesmente genial!

"Penso em quantas lágrimas Marina vai derramar e todas as maneiras diferentes como ela vai despedaçá-la. Todas as pessoas que vão morrer."

Parabéns,  Cristin Terrill, por esse livro incrível. O seu trabalho foi maravilhoso. Política, ficção científica e aquela pitada de vida adolescente. Tudo isso envolvido por uma grande reflexão e crítica.
Obrigada, Novo Conceito, por terem me enviado a obra. O melhor lançamento desse ano, sem dúvidas. Só assim pude ter a chance de conhecer esse novo universo.
PS: Leia, leitor infinito, por favor! (eu nunca te pedi nada) haha

18 comentários

  1. Nossa! Bom eu sou apaixonada por uma distopia.... Hahaha! Então claro que já me interessei e muito pelo livro!!!!
    Beijinhos!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Fiquei animada para ler o livro agora. Eu li uma resenha que dizia que o livro não era bom, e fiquei tão desanimada... ele acabou até indo para o final da fila. Gostei muito da sua resenha, e me sinto inspirada para começar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Olha é um livro que estou bastante interessada em ler, porque falando de VIAGEM NO TEMPO já me chamou atenção sabe? Mas eu acho que irei iniciar a leitura dele ano que vem. Porque por agora estou tentando relaxar, principalmente em dezembro. Quero entregar o que estou devendo e ficar em paz! rs

    Mas mesmo assim eu achei interessante em se tratando de uma distopia.
    Me parece ser um livro muito envolvente e gostei da maneira como você abordou sobre a estória.
    Espero gostar bastante, porque estou precisando mudar um pouco de gênero mesmo. Ando cansada de romance =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-imortal.html

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Adoro distopias, mas confesso que esse livro não tinha chamado a minha atenção até eu ler a sua resenha. Ver que foi um dos seus favoritos me deixou mais animada para ler. Não imaginei que ele era assim tão bom...haha' estou arrependida por não tê-lo comprado na black friday *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oláa, eu estou com esse livro aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, porque todos estão falando tão bem dele que fiquei super animada e curiosa para conferir. Tenho certeza que vou amar a leitura, eu adorei a trama. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Beatriz
    Esse livro era o que eu mais estava ansiosa para ler e assim que chegou aqui em casa peguei para ler. Mas infelizmente tive um problema com o livro que espero seja solucionado o mais rápido possível e eu possa terminar a leitura. Concordo com você sobre os spoilers, hehe. Até para falar sobre os personagens fica difícil hehe.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento deste livro não fiquei nem um pouco curiosa. Mas a cada comentário que vejo/leio minha curiosidade aumenta. Eu não sabia que era uma distópia, e isso me deu ainda mais vontade de ler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Desde que a editora NC, anunciou o lançamento desse livro eu já estava querendo muito ler ele, e nossa, quando vi o marcador com relógio digital? Sim, já queria ele para ontem, mas o tempo foi passando e acabei que não comprei ele.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Comecei a leitura desse livro mega empolgada, e acabei me decepcionando muito. Sim, ele é viciante, a gente não consegue largar. Mas quando terminei e parei para pensar sobre ele, descobri que faltaram muitas explicações. Não consegui entender o que tinha de tão ruim no mundo pára que pessoas se dispusessem a matar um amigo tão próximo para melhorá-lo. Achei que faltou mostrar isso, como as pessoas viviam naquele futuro, sem os detalhes a história acabou não conseguindo me convencer. Mas que bom que gostou tanto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Certas obras fantásticas valem a pena só pela capa.. Aí vem um conteúdo desses e.. pá!... Adorei a capa, dando a impressão de ser, ao mesmo tempo, um selo, ondas em um lago, uma imagem em paralelepidos, sombria e obscura como é o tom da narrativa. E o enredo? Como deve ser difícil escrever os mesmos personagens em momentos diferentes do tempo, de tal forma que as personalidades são completamente distintas entre si>..! Mais um pra minha lista de leituras..., ô tristeza! rsrs...
    Abraços!
    Nu,
    Blog As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  11. Oi, só pela capa o livro me ganhou, costumo não querer ler livros distópicos, os que vi tem sempre a mesma repetição, parece que as mesmas histórias e tal,ai me desanimou demais, tirando que quando o gênero chegou aqui e pipocou, tudo quanto era blog falou nos livros, nos grupos só se via isso ,etc, ai enjoei e peguei birra. Mas esse livro me pareceu ser bem diferente, com uma história bem escrita. E se a história pode me passar algo e me deixar pensativa e reflexiva no final melhor ainda. E se não tem tantas descrições me ganha mais ainda, odeio livros muito descritivos, me deixa com preguiça e com sono. Dica anotada.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olha, só estou vendo muitos elogios sobre este livro e eu tenho ele na estante e tenho medo de ler por ser distopia. Fiquei com medo de não gostar da história e ficar chato, mas a sua resenha mostra bem o contrário da coisa. Agora até fiquei com vontade de ler, já que me parece que o livro não ter continuação e temos o fim da história nele mesmo. E a capa é destrutiva né? Gosto de livros sobre viagem no tempo. Vamos ver o que eu acho.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Tenho curiosidade em ler este livro, primeiro porque gosto de distopias, depois pelos seus elogios.
    Gosto quando as coisas se encaixam aos poucos, acho que isso que torna um livro bom e viciante.
    Vamos ver se quando eu ler, eu vou chorar rs
    Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Jesus, estou amando as distopias que a novo conceito vem trazendo, essa arrasa desde o título, a capa e a sua resenha me matou de curiosidade, amo livros assim que misturam um pouco de realidade e assuntos presentes com o futuro e situações inusitadas.
    Foi pra lista do preciso ler pra ontem com louvor.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  15. Oiee,
    Também li este livro, mas até o momento não consegui escrever nada digno de uma resenha que preste.
    Gostei da forma como expos os acontecimentos, mas fiquei triste por vc dizer quem eles devem matar, pois se fosse ler o livro agora já saberia tudo e nem teriia graça, mas no mais sua resenha ficou ótima

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Viagem no tempo? é comigo mesmo. Distopia? AMO. Esse livro foi feito para mim! Ja estou amando mesmo sem ler, vou adicionar no carrinho agora mesmo!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    A principio o livro não me interessou, tanto que nem o solicitei para resenhar, mas agora com tantas resenhas positivas em relação a ele começo a me arrepender!!
    A capa está bonita, e me parece que o enredo tem tudo para ser ótimo, politica, ficção e um draminha adolescente!!
    ótima resenha!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh que delícia encontrar uma resenha desse livro!
    Quando lançou fiquei doida! hahaha
    Até agora só tenho lido elogios ao livro, com o seu agora, mais um...
    PRECISO DESSE LIVRO! haha

    Alô NC, me dê!

    Bruna Petri Lima | http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir