domingo, 22 de março de 2015

Resenha: Aprendendo em seis - Marcela Campbell

Editora: Schoba
Ano: 2014
ISBN: 9788580133233
Páginas: 420

Tire a sua máscara e venha para a detenção.

Isabela é a patricinha, a vadia da escola - que na verdade é virgem e segue a risca os mandamentos de seus pais. Noah é um nadador, faz parte do grupo de garotos mais bonitos do colégio, é rejeitado por seus pais por não conseguir atingir a perfeição. Sadie perdeu a melhor amiga - com a qual enfrentava todos os xingamentos e tapas do colégio anterior  - e desde então passou a se ralar. Fria. Calculista. Por trás da máscara? Uma garota sincera, um pouco irônica e de personalidade forte, mas ainda assim preocupada. Lílian esconde seus verdadeiros sentimentos por trás de uma máquina de sorrisos, enquanto aguentam as brigas de seus pais que nem percebem sua existência. Lucas é o típico nerd, mas por trás do óculos existe um cara engraçado, talvez um pouco desajeitado, mas um coração muito bonito. Arthur é o ruivo esquisitão, mas é um garoto forte. Sua mãe fica internada em um hospital psiquiátrico quando tem crises, o garoto então vive com a sua avó e aguenta firme, extravasando seus sentimentos com tinta de spray.
Alguns deles pertencem a algum grupo, outros não fazem a mínima ideias do que estão fazendo ali. A questão é que os seis acabam na detenção, por seis semanas Ali, terão que conviver e planejar um projeto social valendo nota. No início, os opostos brigam, se desentendem e cada um continua em seu universo particular. Com o tempo, descobrem que não são tão opostos assim. Um por um tira a sua mascará e a deixa caída no chão. A detenção passa a ser um refugio, um esconderijo, uma diversão e um aprendizado.


(Esse é um booktrailer que decidi fazer. Nada oficial, fiz para homenagear a autora e também mostrar pra vocês um pouquinho do meu lado atriz. Não ficou profissional, é bem amador mesmo, mas espero que gostem, afinal, foi feito com muito carinho!)

"Lílian era muito mais que sorrisos vazios, ela exibia sentimentos reais. Isabela era muito mais que aparência, ela se preocupava com os outros, Lucas não era só um nerd, era um garoto engraçado e descontraído, Noah não era o seguidor de Pedro, era uma pessoa atenciosa e Sadie podia ter sua pinta de rebelde, mas era frágil e ao mesmo tempo forte."

Aprendendo em seis é um daqueles livros que poderia ser lido por todos. Os capítulos são divididos entre os seis personagem e, no início de cada um, há o trecho de uma música - que tem tudo a ver com eles. É muito difícil resenhar esse livro porque me tocou muito e sem precisar apelar em momento algum. Já peço desculpas se ficar grande, mas preciso compartilhar o que estou sentindo com vocês.

"(...) Porém, o mais irritante era a capacidade que ela possuía de sorrir a cada segundo, quando sentia que em seus olhos, ás vezes, havia uma tristeza profunda e medo."

Lendo isso, você pode pensar "Nossa, Tris, deve ser uma daquelas histórias pra dar lição de moral, cheia de cenas bonitinhas e melosas." mas não é nada disso. Claro, tem aquela mensagem embutida, como todo livro, mas não é nada exagerado. Me senti acompanhando cada um deles, como se estivesse bem ali no meio, dei várias risadas e muitos nós se formaram em minha garganta.



Me identifiquei um pouco com cada personagem, creio que todo mundo vai se identificar pelo menos com um deles. Fazia tempo que não lia um livro que me puxava tanto para o lado das personagens.
Um livro com tantos protagonistas é bem difícil de lidar, afinal, cada um tem que ter uma personalidade, uma história, mas a autora driblou esse obstáculo e o resultado foi ótimo.

"Uma gilete pode ser sua amiga tanto quanto ma pessoa, a diferença é que ela não lhe julga, não dá conselhos. Simplesmente abre um buraco em sua pele e deixa toda a sua dor vazar."

A narrativa é muito bem escrita e nos prende na história. É grandinho, mas no final estava pedindo por mais - embora ache que terminou quase como deveria terminar.
Porque quase? Eu explico.
Durante a detenção, eles deveriam bolar esse projeto comunitário para crianças e fiquei feliz que a autora não abandonou o assunto em momento algum - uma vez que muitos autores o fariam. Claro que o foco não era esse. Os seis tocavam músicas, dançavam, assistiam a filmes, jogavam videogames e brincavam até de pique-esconde. O projeto acabou ficando em segundo plano, mas não foi esquecido. O problema é que senti falta dele no final, gostaria muito de ter visto o resultado.


Também não gostei de alguns outros aspectos da história, mas acho que é mais opinião pessoal mesmo. A maneira como alguns deles foi parar na detenção foi meio superficial, meio que não vi motivo para tanto castigo.
O modo como alguns personagens terminaram também não me agradou, parecia que eles continuavam os mesmos o livro todo, não sei.
Vários assuntos são retratados, o suicídio, a morte, amizade, obsessão pela beleza, os impulsos que sempre temos e ás vezes tememos, entre muitos outros.

"Com um rabo de cavalo e sem maquiagem, e me olhando no espelho, pude perceber todas as minhas imperfeições. Era tão feia e tão...
- Real. - a voz de Sadie concluiu meus pensamentos.
- Por isso é que você está linda. - concluiu Lílian - Porque você é real.
- Porque essa garota no espelho - disse Sadie - (...) A garota que está atrás daquela Barbie perfeita. É a garota que a gente conhece. (...)"

Minha personagem preferida com certeza é a Sadie. Me identifiquei com diversas características da garota e adorei o modo com que ela lidou com o mundo. Com certeza uma personagem de personalidade forte, embora frágil por dentro, uma garota de vidro que se recusa a quebrar.
Na verdade, todos eles me agradaram muito, mas Sadie e Noah chamaram a atenção. Sobre o romance existente no livro, é meio previsível, mas é lindo e, apesar das partes água com açúcar, é bem divertido de se ler. Te faz torcer pelos casais.

"Não importa quão boa seja uma pessoa, descobrir algo sujo ou tão profundo de alguém faz despertar o lado sanguinário, curioso e fofoqueiro de qualquer um."

Poderia ficar falando mil coisas e acho que nunca terminaria, mas agora deixo pra vocês descobrirem sozinho ao lerem essa história incrível. Pode parecer um livro clichê, colégio, populares, excluídos, mas vai muito além disso, muito mesmo. Acho que nem preciso dizer que recomendo, né?! Entrou na lista dos meus livros preferidos! Depois pretendo fazer um post ou vídeo só pra comentar algumas partes em particular.

"Noah era uma proteção que não sabia de onde saía e não queria saber, queria distância. Queria distância de tudo que poderia me proteger. Porque ninguém protegeu quem realmente importava."

Muito obrigada a Marcela pela parceria e por ter escrito esse livro, além da paciência e por ter sido tão atenciosa! É muito bom saber que a literatura nacional está cada vez mais surpreendente :D
Agora vou contar uma coisa pra vocês. Estou esperando por esse livro desde o final do ano passado, então minha expectativa estava bem alta e posso dizer que não me decepcionei. Quando a autora topou a parceria, fiquei extremamente feliz e muuito agradecida. E um fato engraçado é a capa. Gosto bastante da capa justamente porque relata um pouco de cada um dos seis, e também é um tanto quanto polêmica. Levei o livro pra escola e vocês devem imaginar o resultado, né?! Ri demais! haha
Olhem só que dedicatória linda <3


32 comentários

  1. Nossa Beatriz, adorei a resenha. É incrível como existe livros por aí que realmente te passam uma certa mensagem. E sobre o Booktrailer, ficou ótimo. Parabéns pela sua escrita e atuação. Adoro seus post's.
    Abraços :)

    http://www.chamandoumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Pois é, mas mais legal ainda é quando elas estão nas entrelinhas, né?!
      Fico feliz que tenha gostado, de verdade, obrigada!
      Beijoos!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas amei a proposta
    Gosto bastante de todo esse universo adolescente e esse livro não parece ser nenhum pouco bobo
    Mas que nos ensina bastante através desses jovens
    O booktrailer ficou muito bom, parabéns
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela!
      Pois é, acho que por ser nacional não é muito conhecido. O livro fala bastante do universo adolescente sim, mas de fato não tem nada de bobo. Nos ensina, nos faz rir, chorar, super recomendo!
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Beijos!

      Excluir
  3. MEU DEUS, EU PRECISO DESSE LIVRO! hahahaha Sério, que demais essa resenha, já coloquei "Aprendendo em seis" na minha listinha de compras do mês que vem!! E parabéns Beatriz, muito criativa a iniciativa de fazer um booktrailer!

    www.palavrasrepetidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que você precisa desse livro! haha
      Acho que se você curtiu a resenha e ficou assim, vai amaar o livro porque nossa, tem tanta coisa que não deu pra contar!!
      Muito obrigada, viu?
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá,
    O livro parece ser bem bacana, mas não chamou minha atenção por não fazer muito meu estilo de leitura, não consigo gostar desse tipo de livro. Mas parece ser uma ótima pedida pra quem gosta do gênero.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês, tudo bem?
      É uma pena que não tenha gostado, mas acontece, nem todos os gêneros nos agradam!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Tris, tudo bem?
    Uau, que resenha em menina? Você gostou demais do livro mesmo heim!
    Achei a capa de Aprendendo em Seis muito linda e só a premissa desse livro já me interessou bastante, agora lendo sua resenha então me interessei mais ainda por ele :D.
    Gostei de histórias que trazem lições e mensagens embutidas! E o fato do livro ser grandinho nem me assusta, pois se for bom como parece, vale a pena :D.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mai, tudo sim e você?
      Amei o livro mesmo, aquela sensação boa de "cumpriu minhas expectativas" haha
      Poxa, se você gostou deveria dar uma chance sim, é incrível!
      Realmente, o tamanho nem importa, pra mim poderia ter 500/600/700 páginas haha
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Tris!
    Não conhecia o livro, nem a autora. É sempre bacana ver blogs abrindo espaço para os autores nacionais ;)
    Não parece ser meu tipo de leitura, mas gosto de histórias que envolvem várias histórias paralelas, como parece ser o caso com cada um desses personagens. O fato de você ter conseguido se identificar um pouco com cada um mostra que, apesar de alguns clichês, a autora parece ter conseguido fazê-los reais.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      É muito bom trazer esses autores nacionais pro blog, de certa forma ajudando a mostrar que a literatura nacional mudou, sabe? Principalmente a literatura jovem adulta.
      Eu também adoro quando há um paralelismo, mas ainda sim existem as retas transversais que os une. Eles são bem reais sim, é muito difícil não se identificar com pelo menos um deles!
      Beijos
      http://www.vivendonoinfinito.com/

      Excluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Adorei o Book Trailer. Achei muito interessante você se dispor a fazê-lo. Quanto ao livro, a história dele não me cativou... Infelizmente! =( Achei a capa linda, linda.

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Tudo sim e você?
      Então, o booktrailer foi uma ideia que me veio a cabeça pra começar a mostrar pra vocês um pouco do meu lado atriz e também homenagear a autora que me deu bastante apoio pra crescer mais nesse lado.
      A capa é bem diferente! Mas que pena que não tenha gostado da história, quem sabe numa próxima?!
      Beijos!

      Excluir
  8. Auuunw, que book trailer original <3 Dá vontade de fazer um assim,ahahahahahha.
    Gostei da história, parece simples,mas bem leve! ^^
    parabéns pela resenha;


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Obrigadaa! Faça um booktrailer sim e depois me manda, hein?! haha
      Na verdade a história parece ser leve, mas não é. Tem tanta coisa envolvida por trás dos panos e acho que é justamente isso que a faz ser tão incrível assim!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, bela!

    Fique incrivelmente feliz quando li sua resenha, estou emocionada em ver o quanto gostou de Aprendendo em Seis e mais feliz ainda em saber que entrou na lista dos seus livros favoritos. Espero que continue assim! Hahaha. Nem preciso dizer também o quanto amei o seu booktrailer, não é?! Foi a melhor e a surpresa mais bonita que já ganhei! Muito obrigada pelo carinho! Ficou ótimo, continue correndo atrás de ser uma grande atriz, que você vai conseguir!

    Mil beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Poxa, muito obrigada por tudo mesmo, você é incrível, sério!! Espero que essa parceria dure muito ainda! haha
      Sucesso pra você também!!
      Beijooos!

      Excluir
  10. O assunto tratado parece ser pesado. Mas também, me pareceu uma boa leitura. Só não sei se tô numa época boa pra ele.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Ás vezes não estamos no clima de determinado livro mesmo, não é?!
      Mas acho que você deveria dar uma chance sim!
      Beijos!

      Excluir
  11. Não conhecia a autora, mas gostei bastante da proposta do livro
    espero ter a oportunidade de ler, porque me parece ser bem interessante
    parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei MUITO pela história.
    Achei interessante isso de colocarem em detenção seis pessoas de personalidades tão distintas, à primeira vista, e depois descobrirem que tem tanto em comum.
    Com certeza irei ler se tiver oportunidade!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Acho isso tão maravilhoso, sério, principalmente porque a autora usou, de fato, um clichê, mas aprofundou e modificou de uma maneira que a gente nem lembra que ele existe. É uma história linda, linda, linda e, apesar de um pouco pesada em certas partes, divertida!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oiee.

    Não conhecia a obra e nem a autora, mas gostei da resenha. Gosto de alguns livros com o tema e espero um dia ter a chance de ler. Parabéns pela ótima resenha

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!
      Espero que cada vez mais as pessoas conheçam não só essa obra, como pequenos grandes autores nacionais!!
      Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  14. Sinceramente? O enredo me lembrou muito O Clube dos Cinco e não me chamou tanto a atenção. Achei a proposta bem clichê e os personagens bem previsíveis. Acho que só pela sinopse do livro eu consigo dizer muita coisa da história e dos seus personagens sem precisar ler o livro. Não colocaria na minha estante.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!
      O livro é baseado em um clichê sim e parece com "O clube dos cinco" - embora a autora não tenha se inspirado no filme. Porém tenho que discordar com você em algumas partes. Os personagens podem parecer previsíveis, mas na verdade não são. Não disse muito na resenha pra não dar spoiler. Claro, sempre tem aqueles clichês esperados, mas também tem surpresas.
      Uma pena, mas normal a gente não gostar de certas coisas, né?!
      Beijos!

      Excluir
  15. Meninaaa Que Book Trailer incrível... Ficou top. Vc usou que camera?
    Adoreiii sua resenha, deu para perceber que o livro mexeu mesmo com vc heim. Já está na minha lista.

    Amei seu blog.

    Ah, assista a vinheta do meu vlog.
    VINHETA

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, com certeza vou assistir a sua vinheta!
      É muito bom ler que você gostou, mesmo! Usei uma Nikon Coolpix P600!
      O livro mexeu bastante comigo mesmo haha
      Obrigada novamente!!
      Beijos!

      Excluir
  16. Menina que post incrível. Parabéns. Já está na minha lista
    http://dieinydicas.blogspot.com
    passa lá. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Quando ler conta o que achou, hein?! haha
      Beijos!!

      Excluir