sexta-feira, 11 de abril de 2014

Divergente - Veronica Rooth

Divergente - Veronica Rooth
Divergente é aquele livro impossível de parar de ler, mesmo tendo 502 páginas, a leitura é rápida, dinâmica e muito interessante. Se trata de uma distopia, um mundo pós uma grande guerra, em que a sociedade está dividida entre 5 facções: Audácia, Abnegação, Erudição, Franqueza e Amizade, sendo que cada uma delas culpa um fator para a ocorrência da grande guerra, então eles possuem a característica contrária a que culpam.
Aos 16 anos, os jovens participam do teste de aptidão para saber a qual facção estão aptos, depois participam da cerimonia de escolha, quando escolhem a facção a qual pertencerão pelo resto da vida, é assim com Beatrice, que pertence a Abnegação, porém não acha que pertença totalmente a ela, quando faz o teste de aptidão, descobre que é Divergente, possuindo mais de um resultado no teste, porém isso é muito perigoso, pois pode corromper o modelo "perfeito" da sociedade distópica. Então, ela deve fazer uma escolha, que poderá mudar tudo. Em sua facção ela conhece Quatro, o instrutor dos iniciandos de sua facção, que os instrui na iniciação, resultando em um romance.
A narrativa é simples porém ideal, o foco do livro é a aventura, ação, por isso, o romance só se inicia de fato mais no final do livro. 
Tive um certo preconceito com Divergente, pois não costumo gostar desses livros, mas decidi dar uma chance e me arrependi de um dia ter duvidado. Além da surpresa a cada capítulo, é possível perceber uma analogia com o mundo atual.
Gosto muito da analogia feita e o modo com que o romance toma rumo, não sendo uma relação completamente melosa, é feita de altos e baixos, na medida certa. Amo o modo da escrita da autora, mas a mesma muitas vezes me deixou com raiva de alguns acontecimentos.
O livro é maravilhoso e recomendo para todos, principalmente aqueles que gostam de distopias.
PS: O filme está pra lançar (17 de abril) e eu estou muito ansiosa pra saber como vão adaptar, embora tenha visto algumas fotos, sneak peaks e spoilers e ficado com um pouco de receio.
Editora: Rocco
Páginas: 502
Nota: 9,0

Nenhum comentário

Postar um comentário