domingo, 8 de fevereiro de 2015

No mundo da música: Elastic Heart - Sia


O clipe de Elastic Heart é protagonizado por Shia LaBeouf  - sim, aquele de Trasnformers, mas agora muito mais mudado - e Maddie Ziegler - uma atriz e dançarina incrível. Cheio de dança contemporânea, emoção, sentimentos, o clipe nos faz vibrar e refletir.
Muitos pensaram que fosse pedofilia, devido a algumas cenas, mas Sia desmentiu tudo isso no twitter. Eu, particularmente não pensei tanto nisso, acho que é um clipe tão expressivo que isso não passou em minha cabeça até eu ler sobre.

- Afinal, qual é o significado dele?
- O clipe não possui um só significado, existe um leque de interpretações.

Elastic Heart nos mostra a dupla lutando/dançando dentro de uma gaiola gigante. É só isso?! Sim, é só isso, claro leitor! Mas é exatamente essa simplicidade que torna o clipe um dos mais inteligentes e sensíveis a que assisti. O único ponto fraco é que não tem tanta conexão com o ritmo da música. Alguns dizem ser duas emoções brigando, outros dizem ser duas faces de uma mesma pessoa, entre muitas outras interpretações.
Tive a impressão de que era uma garota que perdeu a humanidade dentro de si, ela estava curiosa quanto ao homem dentro da gaiola e ele curioso com ela, mas ao mesmo tempo os dois tem medo de se aproximar. Quando ela atravessa as grades e fica do lado de fora, o homem sente sua falta e é correspondido. Mas ainda assim o medo os impede de ficarem juntos por muito tempo.
O clipe pode ser "simples" quanto a cenário, figurino, etc, mas é extremamente complexo. Por esse motivo, decidi procurar na internet qual, afinal, seria seu significado, e a maioria disse ser a história de Sia com o pai. Vi tudo de novo depois de ler essa interpretação e faz MUITO sentido, achei extremamente inteligente e corajoso da parte de Sia. Não sabe do que estou falando? Então vou explicar e contar um pouco de como interpretei tudo isso relacionando com o filme.
O pai de Sia sofria de transtorno de personalidade. Ela gosta de seu pai, aquele carinhoso com quem convive, mas tem medo de sua segunda personalidade, aquela agressiva. Por isso, ao mesmo tempo que a garota tenta se aproximar, ela recua dois passos, pelo receio. 
Em um determinado momento, a história do transtorno fica muito clara, quando a garota bate na testa do pai e ele muda suas faces - que seriam seus estados emocionais, suas diferentes personalidades.
Ao final, ela tenta libertá-lo da doença, tenta trazê-lo para fora com ela, mas não pode, porque ele está preso naquele mundo e ela tem que aprender a seguir em frente, apesar de tudo. 

"I'm doing everything I can
Then another one bites the dust
It's hard to lose a chosen one."

É muito doloroso e emocionante, ainda mais porque é regado pela dança e atuação, duas formas extremamente belas de expressionismo. Parabéns a Sia, pela música, aos atores, pela expressão, e a todos que tornaram esse clipe possível!

               

13 comentários

  1. Oi Beatriz, tudo bem?
    Eu amei essa nova música da Sia! E gostei bastante do clipe também! O Shia é um ator que apesar de ser um pouco polêmico eu gosto bastante. Acho a essa Maddie incrível! Amo os movimentos dela, ela é uma dançarina incrível mesmo!
    O Clipe ficou bonito principalmente pela sua simplicidade e ele realmente parece transmitir essa relação conturbada entre pai e filha!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maiara, tudo sim e você?
      Não conhecia muito do Shia até ver o clipe, então passei a procurar mais sobre e ele é realmente muito polêmico, adorei isso! A Maddie é incrível mesmo, uma grande inspiração!
      Beijos,
      Bia!

      Excluir
  2. Oi Bia,
    Esse clipe é controverso. E eu adoro isso!
    Muitas pessoas que viram o clipe acusaram o Shia de pedofilia. O que é ridículo, tendo em mente que é um trabalho corporal e eles são atores. Ás vezes eu acho que o preconceito está tão enraizado na cabeça das pessoas ignorantes, que tudo é motivo para ser criticado. Adorei o vídeo e mesmo não sendo fã do Shia, preciso confessar que ele fez uma performance incrível e apesar de dar sinais de loucura, ele nunca esteve tão são.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Você me definiu com esse comentário, concordo plenamente!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Que legal seu post!! Eu não sou muito de musica, e acredite eu me sinto estranha ao dizer isso!! hahaha ... não costumo ficar assistindo clipes e nem ouvindo rádio ... não me pergunte o porque. hsuahsuahsa .... mas enfim, não conhecia e nem sabia dessa polemica de pedofilia. Acredito ser exagero e má interpretação. Eu já fiz dança, e creio que a maldade está nos olhos de quem vê!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, tudo bom? Ainda não tinha escutado essa música da Sia, mas amei! O começo me lembro Someone like you, da Adele ahauheuaheua Adorei a sua interpretação dela, e a história da Sia com o seu pai é bem triste mesmo, e ao meu ver, a música retrata bem isso que cê disse. Parabéns pelo post! Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, tudo e você?
      Verdadeee, agora que você disse eu reparei que lembra mesmo! Triste né?! Acho que realmente foi muito bem retratado de uma forma diferente, digo, não é um clipe apelativo, é aquele clipe simples que deixa tudo nas entrelinhas, eu adoro isso!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oii
    Seu Blog é lindo, adorei tudo aqui, gostei desta música
    Estou te seguindo!!!
    Beijoss
    ♥ Clique Aqui para visitar meu Blog ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu costumo dizer que essa música foi feita pra mim.Sou fã da Sia e todas sua arte .
    Pra mim é a melhor cantora e compositora dos dias atuais , e essa música ,toda a letra todo o clipe .É a minha história minha vida numa música.
    Adorei o blog ,beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sia é incrível demais, adoro as músicas, os clipes.. Embora não seja a melhor cantora pra mim, está subindo cada vez mais um degrau!
      E obrigadaa!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oiee
    Não conhecia o clipe e gostei bastante! Antes de vê-lo direito achei que eles estivessem nus - risos! Vi que a Mari citou algo como preconceito e pedofilia e sinceramente não entendo onde as pessoas viram isso no clique. Sério gente onde vamos parar com isso?
    A música é ótima e nem lembro se já a tinha escutado

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu simplesmente me apaixonei mais ainda por essa música depois que lançaram o clipe!
    Realmente. Por mais simples que pareça ser, mais complexo é. A expressão corporal dos atores demonstrou todo um sentimento que a música quer retratar.
    Quando vi a notícia acusando o Shia por pedofilia eu fiquei tipo: COMO ASSIM? Quer dizer que a arte, as expressões corporais e os sentimentos são casos de pedofilia? Ridículo.

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir