domingo, 1 de março de 2015

Fanfiction - a história não acaba quando termina

Fanfiction é o termo usado para designar histórias de ficção geralmente envolvendo personagens de livros, séries ou até pessoas reais. Existe toda uma narrativa em que esses personagens são os protagonistas. Esse universo das fanfics é bem vasto e existe já há muito tempo, sofrendo várias modificações. Muitas delas são interativas, ao entrar no site é necessário escolher um nome para cada personagem e algumas características. O texto modelo está lá, mas é você quem decide os personagens, podendo ser até você com seu crush, que tal?!
Desse mundo de fanfics, surgiram as fanfics originais - não é que as outras fossem falsas, pirateadas, ruins ou algo do tipo - isso é, são histórias com personagens fictícios criados pelo próprio autor. Como se fosse um ebook ou livro em pdf, a diferença é que geralmente é postado em um site e dividido em partes - o autor posta um capítulo por semana, por exemplo. Dois livro famosos que eram fanfics: Cinquenta tons de cinza e After.
Também existem as short-fics, escritas em poucos capítulos.


Gosto muuuito de ler fanfics, mas ultimamente tenho lido poucas delas ou deixado sem terminar. Prefiro ter o livro em mãos, sabe? E as vezes simplesmente esqueço; mas tem muitas delas que estou louca pra ler!
A única fanfic longa que li inteira e lembro - minha memória é péssima - foi Summertime, é basicamente sobre dois amigos que se odeiam e depois se amam, eu sei que pode parecer tonto, mas acho que fanfics são uma exceção pra mim no quesito romance. Fora que a história é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Super recomendo!
Minha parte preferida das fanfics é justamente a interação, poder escolher os personagens. Amo as originais, talvez sejam minhas preferidas, por se tratar de assuntos bem darkness ás vezes que não sei se editoras concordariam em publicar. Claro que tem os romances básicos, etc, mas gosto mesmo dessas que tratam dos tabus - não é a toa que Proibido é meu livro preferido. Já li o começo de uma fanfic que se passa no manicômio e dizem ser m-u-i-t-o boa! Acontece que eu esqueci o nome, pra variar - se alguém souber de qual estou falando, por favor me contar nos comentários, obrigada. Também comecei Biology, mas não terminei, é bem Belo Desastre da vida!
Agora uma confissão..


Costumava ler mais fanfics em 2011/2012 em uma comunidade no orkut - é isso mesmo que você leu, poder rir haha - sobre um casal que era meu shipp na época - e ainda é, desculpa mundo. Okay, eram fanfics Sophied - Sophia Abrahão e Chay Suede - pronto, falei. Li fanfics de algumas amigas minhas, de outras autoras, aí descobri o Fanfic Obsession - um dos sites que hospeda essas histórias - e fiz a festa! Comecei a ler muitas delas - embora não tenha terminado. 
Se eu já escrevi alguma? Yes! As primeiras foram nessa mesma comunidade no orkut - insira o emoji chorando de rir aqui -  sobre esse casal. Lembro até hoje o nome da primeira: Just let de sunshine in. Eu não escrevia bem e hoje dou muita risada lendo, mas serviu de aprendizado e me fez criar gosto pela coisa. Depois disso, comecei a escrever várias fanfics originais, mas só lembro da última, The girl in red, tem 4 capítulos no tumblr, mas desisti por falta de tempo e porque não gostei. Estou tentando reescreve-la no momento. 
Alguns sites: Fanfic Obsession, Nyah! Fanfiction e o mais usado ultimante - tanto pra fanfics quanto pra livros - Wattpad.
Espero que tenham gostado do post! Contem nos comentários o que vocês acham de fanfics, se já escreveram, me indiquem algumas, enfim, comentem sobre! haha

4 comentários

  1. Também aaamo fanfics, mas já tem um tempo que não leio. Você trate de compartilhar o link de Summertime, viu?

    E essa que você falou do manicômio seria Realidade Paralela, da Mag? Não começa no manicômio, mas leva poucos capítulos para chegar lá. A história é mesmo ótima! Não sei se é a fanfic em questão, mas como existem várias com manicômio de espaço e essa é bem famosa...

    Biology eu também já comecei a ler, mas nunca consegui terminar. Eita história infinita! Mas ela é melhor do que muitos livros que eu já vi publicados; acho melhor do que Belo Desastre, inclusive.

    Uma fanfic que recomendo de montão é Pequenas Coisas, da Debi Kvothe. É de Super Junior (EunHae), mas você não precisa conhecer o grupo para entender. A história é 100% fofura!

    Ah, estou seguindo o blog ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi!! O link é esse: http://fanficobsession.com.br/fanfics/s/summertime1.html tinha esquecido de linkar no post, sorry! haha
      Enfim, não faço a mínima ideia se a do manicômio é essa que você falou, mas vou procurar ler porque gostei anyway.
      Biology é muito bom, né? Eu acho que ela é mais pesada que Belo Desastre, no quesito hot e essas coisas, pretendo terminar um dia, mas é muito longa, realmente!
      Vou procurar saber sobre "Pequenas coisas" que você recomendou, não conheço o grupo, mas já que da pra entender...
      Obrigada pelas indicações e seja bem vinda :D

      Excluir
  2. Muito irado esse fanfics, não conhecia mas agora sou fã.

    Aproveitando passando aqui pra deixar um convite da promoção do blog do armazém, estaremos sorteando o livro seleção gastronômica no dia 08 de março e pra participar é muito simples, só entrar e cadastrar.
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir